Você sabia que o número de ilhas gregas ultrapassa a casa dos 900? Essa talvez seja uma informação nova para você, mas não é novidade pra ninguém que algumas delas estão entre os destinos dos sonhos de muitos viajantes.

Espalhadas pelo Mar Egeu e pelo Mar Mediterrâneo, as principais ilhas da Grécia atraem milhares de turistas do mundo todo anualmente. E se você deseja conhecê-las, aproveite esse post para descobrir as ilhas gregas mais bonitas, como transitar entre elas e outras dúvidas frequentes sobre o assunto!

banner mapa ilhas gregas

Ilhas Gregas: vale a pena conhecer?

Com certeza! Conhecer as ilhas gregas era um sonho de adolescente e o que posso dizer é que elas superaram, e MUITO, as minhas expectativas. Todas as ilhas são belíssimas – cada uma com sua personalidade, sua história e sua cultura.

É impossível conhecer todas em apenas uma viagem, mas vamos te dar um panorama das ilhas gregas mais bonitas e as que valem a pena conhecer para que você possa montar seu roteiro tranquilamente.

Quais são as ilhas gregas mais baratas? Onde se hospedar em cada uma delas? O que fazer? Todas essas informações eu compartilho com você a seguir.

dicas de viagem santorini grecia
As ilhas gregas são espetaculares!! Foto: @gaiavani.

Ilhas Gregas: panorama geral sobre o arquipélago da Grécia

Antes de tudo, você sabe quantas e quais são as ilhas gregas? A Grécia conta com mais de 900 ilhas e ilhotas em seu território. Dentre todas elas, apenas 227 são habitadas. Mais chocante ainda é a informação que apenas 78 das ilhas possuem mais de 100 habitantes!

Elas estão classificadas em 7 grupos:

  1. Ilhas Cíclades
  2. Ilhas Jônicas
  3. Ilhas do Egeu do Norte
  4. Ilhas Espórades
  5. Ilhas Argo-Sarônicas
  6. Ilhas Dodecaneso
  7. Ilha de Creta

Suas paisagens são as mais diversas possíveis. No entanto, algo em comum chama a atenção em todas elas: a beleza única de suas paisagens e a cor da água do mar.

Agora vamos ver um panorama de cada um dos grupos de ilhas Gregas:

1. Ilhas Cíclades

Sem dúvidas, as Cíclades são as ilhas mais famosas da Grécia. Ao todo são 220 ilhas e ilhotas, dentre elas, as badaladas MykonosSantorini.

O nome do conjunto “Cíclades” tem sua origem no fato de que todas elas formam um círculo em torno da ilha sagrada de Delos, um dos mais importantes sítios mitológicos e arqueológicos da Grécia Antiga.

Delos era considerada a ilha natal dos deuses gêmeos Apolo e Ártemis, o que lhe conferia uma posição central nas crenças e na vida religiosa dos antigos gregos.

o que fazer eMykonos melhores restaurantes
Almoço em Little Venice com os moinhos de Mykonos ao fundo. – Foto: @gaiavani

Por aqui, você vai encontrar ilhas para todos os gostos. Das mais badaladas (como Mykonos, a ilha grega campeã para quem procura baladas até tarde e muita azaração), até as mais tranquilas (como Milos que nós, inclusive, achamos uma das ilhas gregas mais românticas).

Além disso, há praias conhecidas por suas extensas praias de areia dourada (como as encontradas em Paros e Naxos), enquanto outras são famosas por sua areia vulcânica única, com tonalidades que variam do preto ao vermelho. A Perissa Beach, em Santorini, é uma delas.

#DicaDaGaia: Pensando em facilitar mais ainda seu planejamento de viagem, fizemos o nosso MAPA ILHAS GREGAS.

Reunimos tudo em um só lugar: spots Instagramáveis para fazer fotos incríveis para quem optar por ficar ou conhecer Santorini, Mykonos e Milos, melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis, super charmosos, melhores praias e beach clubs, melhores museus e monumentos históricos.

Não será necessário abrir várias abas de pesquisa para anotar as informações. Vai ficar mais fácil para decidir onde ficar e por onde passear e localizar tudo no seu mapa!

melhores praias de santorini
A incrível faixa de areia preta de Perissa Beach. Foto: @gaiavani.

Principais ilhas Cíclades:

  • Santorini
  • Milos
  • Mykonos
  • Naxos
  • Paros
  • Andros

2. Ilhas Jônicas

Em seguida, as Ilhas Jônicas são um destino surpreendente na Grécia. Seu arquipélago é formado por 30 ilhas, sendo Cefalônia e Zakynthos as mais famosas. Apesar de não estarem entre as mais procuradas pelos turistas, aqui você pode encontrar opções de ilhas gregas mais baratas para curtir o verão europeu!

O que distingue as Ilhas Jônicas são suas praias de águas azul-turquesa com uma exuberante vegetação. A vida marinha rica adiciona uma dimensão extra para os amantes do mergulho e snorkeling, revelando um mundo subaquático colorido para ser explorado. Dá só uma olhada no que você vai encontrar por lá:

Lefkada seduz os aventureiros com suas praias de areia branca acessíveis por terra e esportes aquáticos cheios de adrenalina. Enquanto Zakynthos cativa com a Praia do Naufrágio, um espetáculo visual de natureza e mistério aninhado entre falésias imponentes. E ainda tem Cefalônia, com maravilhas naturais, como a Caverna de Melissani, e praias deslumbrantes aguardam para encantar seus sentidos.

ilhas gregas mais bonitas
Ilha de Corfu com seu moinho…

Principais ilhas Jónicas:

  • Zakynthos
  • Ithaca
  • Corfu
  • Cefalônia
  • Lefkada
  • Paxi
  • Kythira

3. Ilhas do Egeu do Norte

Segundo a lenda, as ilhas do Egeu do Norte são o local de nascimento de Hera, a mulher de Zeus na mitologia grega. Apesar de não serem tão procuradas pelos turistas brasileiros, vale a visita. Suas praias são lindas e a história dessa região é riquíssima.

A influência medieval e bizantina é grande por aqui. Em algumas das ilhas desse arquipélago existem sítios arqueológicos bem interessantes. E para quem curte vinhos, a Ilha de Samos produz um excelente moscatel.

Apesar de ser difícil definir qual a ilha mais bonita da Grécia, conhecer esse conjunto de ilhas não irá te decepcionar, especialmente se você gostar de passeios histórico-culturais, praias mais desertas e bons vinhos!

Quantas e quais são as ilhas gregas?
Orlas da ilha de Samos

Principais ilhas do Egeu do Norte:

  • Tasos
  • Samotrácia
  • Lemnos
  • Lesbos
  • Quios
  • Icária
  • Samos

4. Ilhas Espórades

Em seguida, o arquipélago Espórades representa um conjunto de 24 ilhas no Mar Egeu. Contudo, apenas 4 são habitadas e delas, Skiathos e Skopelos são as mais famosas. Você sabia que elas foram usadas como cenário para o filme Mamma Mia?

Localizadas no leste grego, as ilhas Espórades são um verdadeiro paraíso e refúgio da vida selvagem. Além de colinas verdes, elas surpreendem com com praias de águas azul-turquesa.

Skiathos é conhecida como a ilha dos estudantes, já que muitos vem pra cá após as provas de final de semestre. Já Skopelos possui 80% de seu território coberto por florestas. Skyros é onde a lenda conta que Teseu (um dos maiores heróis da mitologia grega) deu seu último suspiro.

Por fim, a ilha Alónissos é onde se encontra o Parque Marinho de Espórades, lar de focas-monge em certas épocas do ano.

ilhas gregas mapa
Ilha grega de Skyros

Principais Ilhas Espórades:

  • Alónissos
  • Skiathos
  • Skopelos
  • Skyros

5. Ilhas Argo-Sarônicas

Com 7 ilhas e 30 ilhotas, as Ilhas Argo-Sarônicas são as mais próximas de Atenas no Mar Egeu. Esse arquipélago é muito procurado por famílias que buscam mais tranquilidade e querem fugir da badalação de Santorini e Mykonos.

Por aqui, o ritmo de vida é mais desacelerado. Algumas ilhas não possuem circulação de carros, então burrinhos e cavalos são bastante utilizados. Dentre as ilhas desse arquipélago, Aegina é a mais procurada.

ilhas gregas mais baratas
Hydra, uma das ilhas argo-sarônicas

Principais ilhas Argo-Sarônicas:

  • Hydra
  • Salamis
  • Aegina
  • Spetses
  • Poros

6. Ilhas Dodecaneso

Localizada no extremo leste do Mar Egeu, o grupo de ilhas do Dodecaneso é formado por 15 ilhas e 93 ilhotas. Esse arquipélago fica bem próximo da Turquia e vem ganhando maior projeção no cenário turístico nos últimos anos. Algumas das ilhas, por exemplo, tornaram-se ponto de parada de cruzeiros.

Uma das mais famosas é Rodes. Conhecida como a ilha dos cavaleiros, ela mistura praias magníficas com um rico patrimônio histórico, destacando-se a Cidade Medieval, Patrimônio Mundial da UNESCO, e uma das maravilhas do mundo antigo, o Colosso de Rodes.

Outra ilha famosa na região é Patmos. Considerada sagrada para os cristãos por conta do Mosteiro de São João e a Gruta do Apocalipse, ela atrai peregrinos de todo o mundo.

o que visitar na grécia
Rhodes, uma das mais famosas ilhas gregas e suas ruínas históricas

Principais ilhas do Dodecaneso:

  • Astypalaia
  • Karpathos
  • Patmos
  • Rhodes
  • Symi
  • Tilos
  • Chalki

7. Ilha de Creta

Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia e está localizada no sul do Mar Egeu. A ilha é conhecida principalmente por sua rica história, cultura e paisagens deslumbrantes. Acredita-se que a civilização europeia nasceu aqui.

Aqui há vestígios arqueológicos incríveis associados à mitologia grega, como o Palácio de Knossos e o Palácio de Festos. Além disso, a lenda do Minotauro e do labirinto também estão associadas a Creta.

Suas paisagens naturais incluem praias de areias douradas, falésias e desfiladeiros espetaculares, ideal para quem curte caminhadas e alpinismo. Suas praias são deslumbrantes, sendo que as mais famosas são Efalonissi, Balos, Vai, Preveli e Falassarna.

Por fim, não poderia deixar de comentar que Creta também é famosa por suas vinícolas e destilarias, onde produzem vinhos brancos de qualidade e o raki, uma bebida alcoólica forte típica da região.

como chegar nas ilhas gregas
Creta é uma das mais famosas e procuradas ilhas gregas

Dicas de viagem: Ilhas Gregas

Já ficou claro que uma viagem às ilhas gregas promete ser uma experiência inesquecível, certo? Porém, antes de mergulharmos mais profundamente em algumas delas, quero compartilhar contigo algumas orientações importantes. Vou te dar algumas dicas valiosas sobre como se deslocar entre as ilhas e como elaborar um itinerário eficaz, que certamente te ajudarão no planejamento.

Como chegar nas Ilhas Gregas?

Ao observar o mapa das ilhas gregas, você verá que a forma mais comum de chegar até elas é por Atenas. A capital da Grécia possui um aeroporto internacional que funciona como porta de entrada de quem vem de diversos países.

Saindo do Brasil, não existem voos diretos até Atenas. Algumas das empresas que operam o trajeto com escala são a Turkish Airways, a Iberia e a British Airways.

Ao chegar em Atenas, será necessário pegar um ferry até o seu destino final. Os ferries para Santorini, por exemplo, partem diariamente, e a viagem pode durar entre 5 a 8 horas, dependendo do serviço escolhido (convencional ou de alta velocidade).

Contudo, aqui vai uma dica de ouro: você pode ficar de olho em passagens aéreas para os principais hubs da Europa (Paris, Madri, Londres e Frankfurt). Caso encontre preços bons, poderá seguir viagem e voar até a Grécia com uma low cost europeia (como a Ryan Air, a Volotea, a Vueling ou a EasyJet).

Nesse caso, vale conferir se você encontra preços bons para voos diretos para a ilha grega de sua preferência. Durante a alta temporada turística (primavera e verão europeus), é possível voar direto de Paris para Santorini, Mykonos, Creta, Rodes e Corfu, por exemplo. Os voos são diretos e  duram entre 3 horas e 4 horas.

ferry santorini mykonos
É muito importante planejar-se com antecedência para pegar os ferries na Grécia. Durante a alta temporada os portos ficam caóticos apinhados de turistas! Foto: @gaiavani

Como se locomover entre as Ilhas Gregas?

Locomover-se entre as ilhas gregas é uma parte essencial da experiência de explorar este belo arquipélago. Existem várias maneiras de fazer isso, cada uma oferecendo diferentes experiências, comodidades e faixas de preço. Essas são as principais opções:

  • Ferries

Os ferries são a espinha dorsal do transporte entre as ilhas gregas, oferecendo uma ampla gama de serviços, desde embarcações de alta velocidade até ferries convencionais maiores que transportam tanto passageiros quanto veículos. Eles conectam a maioria das ilhas habitadas, proporcionando uma maneira pitoresca de viajar e a oportunidade de ver várias ilhas durante sua jornada.

Certamente, essa é a opção com melhor custo x benefício que você encontrará para ir de uma ilha a outra.

  • Voos Domésticos

Algumas ilhas maiores e mais populares, como Creta, Rodes, Corfu, Santorini e Mykonos, têm aeroportos que atendem voos domésticos. Companhias aéreas como a Aegean Airlines, Olympic Air e Sky Express operam voos curtos entre Atenas e várias ilhas, bem como alguns voos diretos entre ilhas.

A desvantagem dessa opção é que é raro encontrar voos diretos entre as ilhas. Isso significa que a maioria dos voos terá escala em Atenas e, possivelmente, levará mais tempo do que o deslocamento de ferry.

  • Catamarãs e Lanchas Rápidas

Para distâncias menores ou para ilhas sem aeroportos, catamarãs e lanchas rápidas são opções mais rápidas que os ferries convencionais. Eles operam principalmente durante a alta temporada turística.

Essa opção é uma alternativa para quem não quer perder tempo. Contudo, os preços tendem a ser consideravelmente mais altos que os ferries convencionais.

principais cidades da grécia
Os barcos são o meio de transporte mais popular. – Foto: @gaiavani

E aqui vão algumas dicas importantes para você planejar sua viagem entre as ilhas gregas:

  • Planeje com antecedência: Especialmente durante a alta temporada (verão), quando os bilhetes podem esgotar rapidamente.
  • Verifique os horários: Os horários dos ferries e voos podem mudar, então é importante verificar as informações mais atualizadas.
  • Compre os bilhetes online: Muitas companhias oferecem a opção de comprar bilhetes online, o que pode poupar tempo e garantir sua vaga.
  • Pondere sobre o que levar: Viaje de forma compacta. Independente da modalidade escolhida, lembre-se de que o espaço para bagagem pode ser limitado e o trajeto hotel x porto x hotel pode ser desgastante com uma mala pesada.

Como eu viajei entre as ilhas gregas: Voei do Brasil para Paris e de lá peguei um voo direto para Santorini com uma low cost europeia. Segui viagem para Milos através de ferry e depois para Mykonos também de ferry. Por fim, retornei para Paris em um voo direto Mykonos x Paris.

cruzeiro ilhas gregas
Outra alternativa famosa entre os turistas que desejam conhecer as ilhas gregas são os cruzeiros. Foto: @gaiavani

Como se locomover em uma ilha grega?

Por fim, dentro de uma das ilhas a locomoção é bem tranquila. Você pode alugar um carro e ter mais liberdade ou, se preferir, pode utilizar o sistema de ônibus delas.

Sem dúvida, o ônibus é a opção mais barata! As passagens custam menos de 2 euros por trecho e a oferta de horários é bem grande. No entanto, devo avisar que durante a alta temporada os ônibus costumam circular abarrotados.

Além dessas opções, eu também acho que alugar um quadriciclo pode ser uma ideia fantástica. Os preços são bem acessíveis e você chega a qualquer lugar dentro da ilha. Sem contar o fato de que é possível dividir o valor da locação com amigos ou familiares.

Existem ilhas onde também há a opção de locomoção com burricos, mas pode não ser muito confortável e eu não curto muito essa exploração animal.

Como organizar um roteiro pelas ilhas gregas?

Eu sei que dá vontade de conhecer todas as ilhas gregas em apenas uma viagem. Mas o recomendável é escolher apenas uma região por vez para visitar.

Nesse sentido, a grande maioria dos turistas brasileiros opta pelas ilhas Cíclades, onde estão as ilhas mais badaladas da Grécia, como Santorini e Mykonos.

Minha dica é que você escolha um grupo de ilhas para então dividir a estadia entre elas. A divisão de dias vai depender da disponibilidade de tempo, dinheiro e também do próprio interesse do viajante. Minha sugestão pessoal é que você disponibilize 4 noites para cada uma.

viagem pela grécia lua de mel
Viajar pelas ilha gregas a dois é um sonho! Foto: @gaiavani

Ilhas Gregas: as mais bonitas

Você tem curiosidade sobre qual é a ilha grega mais encantadora? Selecionar apenas uma é um verdadeiro desafio, considerando que cada uma tem seu charme único. Por isso, compilei uma lista das ilhas mais desejadas pelos visitantes para oferecer uma visão mais ampla sobre elas.

1. Santorini – a mais clássica das ilhas gregas

Definitivamente, eu sou suspeita para falar de Santorini porque eu AMEI a ilha. Já estive nela em duas ocasiões, uma com amigos e outra com o Jean (meu marido) e aproveitei bastante em ambas as situações. Devo dizer que a ilha é perfeita para casais em lua de mel.

Um dos grandes cartões-postais de Santorini é a cratera do vulcão inundada. Aliás, essa erupção a milhares de anos atrás foi responsável por grande parte da paisagem da ilha, incluindo a areia negra das praias e as altas falésias.

Outro ícone dessa ilha são as casinhas brancas que parecem até cubinhos de açúcar e as igrejas com domos azuis. Tirar fotos com elas ao fundo é quase que parada obrigatória. Mas não deixe também de passear pelas ruas estreitas de Oia e degustar os vinhos locais.

A hospedagem em Santorini não é das mais baratas, mas existem opções mais acessíveis. Os casais vão amar o Cavo Tagoo Santorini em Imerovigli. O clima romântico lá é incrível. Uma alternativa mais em conta e igualmente bem localizada é o Pearl Inn Hotel. Essa foi a minha escolha de onde ficar em Santorini.

viagem ilhas gregas
Imerovigli, Santorini. Foto: @gaiavani

Leia também: O que fazer em Santorini: em 1, 3 ou 5 dias de viagem


2. Mykonos

Em segundo lugar, Mykonos é o paraíso das festas. Há quem diga que elas nunca acabam nos bares e beach clubs da ilha. Mykonos também é bastante procurada por naturistas e pelo público LGBT.

Em seu roteiro por Mykonos, reserve ao menos dois dias para curtir as belas praias da ilha. Você pode optar por dividir seu dia entre as mais agitadas como a Paradise Beach, e as mais tranquilas ao norte da ilha. Também tire um tempinho para explorar as ruazinhas de Mykonos Town (Chora) e Little Venice, regiões super charmosas que rendem vários cliques.


Assim como Santorini, a hospedagem em Mykonos pode ser um pouco salgada, mas os hotéis são excelentes. Para ficar bem localizado, o Anamnisi é uma das melhores opções. Eu e meu marido ficamos muito satisfeitos com o custo x benefício de nossa suíte no coração de Chora. Mas se o seu sonho é se hospedar com todo luxo de frente para o mar, aí o Mykonos Dove Beachfront Hotel atende a esses e outros tantos requisitos.

vila de chora mykonos
O charme único da Vila de Chora, em Mykonos. Foto: @gaiavani

Leia também: O que fazer em Mykonos: 25 passeios, praias e experiências imperdíveis


3. Milos

Se você já se perguntou “quais as ilhas gregas mais bonitas?”, certamente Milos vai estar entre elas. Entretanto, essa ilha tem uma vibe bem mais tranquila do que suas vizinhas Mykonos e Santorini. E a ilha onde foi descoberta a famosa Vênus de Milo tem muito a mostrar.

As praias de Milos são um espetáculo à parte. Sarakiniko, com suas impressionantes falésias brancas, foi uma das que mais me marcaram. E para quem busca experiências com um toque cultural, a ilha também abriga sítios arqueológicos e catacumbas fascinantes para explorar. Além disso, não tem como não se apaixonar pelas simpáticas casas de pescadores com detalhes coloridos.

As acomodações em Milos são bastante agradáveis. Para ter a experiência autêntica de se hospedar em uma casinha de pescador, recomendo o The Elephant Beach House. Já os casais que buscam uma hospedagem confortável e com preço legal, não podem deixar de conhecer o Hawk Stone. Esse foi o hotel onde me hospedei e adorei a experiência (especialmente o café da manhã tradicional grego incluído na diária!).

melhores praias de milos grécia
Vista aérea de Sarakiniko. Foto: @gaiavani

Leia também: O que fazer em Milos: melhores praias, passeios e beach clubs


4. Paros

Continuando no arquipélago das Cíclades, temos a ilha de Paros. A natureza foi muito generosa com esse lugar e é impressionante a quantidade de tons de azul do mar por aqui.

Apesar de ser pequena, Paros tem muitas atrações para os turistas. Uma das atividades que eu sugiro é passear pelas ruas da capital, Parikia. As vielas estreitas são um verdadeiro labirinto repleto de cafés, restaurantes e lojinhas charmosas. Também vale a pena esticar até a igreja das Cem Portas. Este é um dos monumentos bizantinos mais importantes da Grécia.

Quem gosta de agitação deve visitar a vila de pescadores de Naousa no norte da ilha. Aproveite a viagem para se encantar pela simpática Lefkes, uma vila no melhor estilo tradicional das Cíclades. Quando as bougainvilles estão floridas, as ruas ficam ainda mais fofas.

E não posso esquecer de Golden Beach. Ela é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática de esportes aquáticos! Aqui você pode se aventurar no SUP, caiaque, windsurf, wakeboard e muito mais. Qual seu favorito?

Agora em termos de hotéis em Paros, uma das melhores opções é o Saint Andrea Seaside Resort. Para quem quer ficar no burburinho de Parikia, o Argonauta Hotel é uma das melhores opções

Melhores ilhas gregas
Paros

5. Naxos

Dizem que não existem praias de areia tão bonitas quanto em Naxos. Ela é a maior das ilhas gregas Cíclades e conta com diversas atrações turísticas.

Gosta de trilhas? Então não dispense a subida ao topo do Monte Zas. Esse é o ponto mais alto das Cíclades e garante uma vista de tirar o fôlego. Ao final da tarde, a melhor vista do pôr do sol é no antigo templo de Apolo. E é claro que as praias de Naxos não ficariam de fora de um roteiro pela ilha. Aliás, Agios Prokopios é uma das melhores da região.

Para se hospedar confortavelmente, o Elaiolithos Luxury Retreat fica em meio à natureza e tem uma pegada ecológica bem interessante. Agora se você deseja uma boa experiência sem pesar muito no orçamento, minha indicação é o The Saint Vlassis.

roteiro grécia
Por do sol no Templo de Apolo em Naxos

6. Creta

Entre as ilhas gregas mais bonitas temos Creta, que é também a maior delas. Sua importância para a civilização ocidental é enorme e a visita a essa ilha é de grande riqueza cultural para qualquer viajante.

Creta conta com MUITAS atrações, tanto que uma semana por aqui pode não ser suficiente. Praias lindas, ruínas, montanhas, tavernas e noites badaladas. Por aqui todos se divertem!

Um dos cartões-postais de Creta é o Palácio de Knossos, então não volte para casa sem conhecê-lo! As praias de Creta também são imperdíveis. Como talvez você não consiga visitar todas, indico fazer um beach hop de barco. Esse é um passeio bem divertido e você ainda explora a ilha por um outro ângulo.

onde ficar na grécia
Ruínas do Palácio de Knossos em Creta

Os amantes de trilha vão adorar fazer a caminhada pelo desfiladeiro de Samaria. Já numa vibe mais cultural temos o museu arqueológico, a Igreja de Panagia Kera e as ruínas romanas.

Com tantos passeios, nada melhor do que chegar à noite em seu hotel e descansar confortavelmente. Nesse sentido, indico o Olive Green Hotel em Heraklion. Com preços convidativos, o Mantraki Hotel Apartments é uma opção simples e aconchegante.

7. Zakynthos

Também conhecida como Zante, Zakynthos é uma das ilhas Jônicas mais charmosas. Ela não é tão conhecida como outras ilhas gregas, mas podemos dizer que Zakynthos é um diamante bruto em meio ao mar grego.

Praias belíssimas, aldeias acolhedoras e interior montanhoso dão o tom dessa ilha. E por falar em praia, Navagio Beach é uma das mais bonitas de toda a Grécia. As águas azul turquesa chamam a atenção de longe, mas as falésias de 200m de altura é que deixam o visual de cair o queixo.

Mergulhar em Zakynthos é outra atividade bastante procurada. Seus recifes de corais são lar de diversas espécies, incluindo as tartarugas marinhas. Inclua também no roteiro uma visita ao castelo veneziano e ao penhasco de Keri.

Para se hospedar sem erro, o tradicional Palatino Hotel é a melhor opção. Quem busca relaxar e se desligar da rotina, o Meandros Boutique & Spa Hotel vai surpreender. E com ótimo custo x benefício, o Anatolikos Rooms é um simpático hotel pé na areia muito aconchegante.

praias de santorini
Navagio Beach em Zakynthos

8. Corfu

No grupo das ilhas Jônicas, Corfu chama atenção por suas paisagens exuberantes. Ela possui grande influência britânica, francesa e veneziana. Além disso, é considerada a mais verde de todo arquipélago da Grécia.

Sua costa conta com nada menos do que 60 praias belíssimas. Algumas como Dassia e Kontokali são as queridinhas de famílias em férias. Enquanto isso, Rovinia é uma praia praticamente deserta, acessível apenas de barco ou por trilha. Mas, se você curte programações mais culturais, recomendo ir à cidade de Corfu. Ela é uma junção de diferentes culturas e tem uma culinária de encher os olhos.

Corfu conta com uma ótima rede hoteleira. Com tratamento vip aos hóspedes, o Domes Miramare, a Luxury Collection Resort, Corfu – Adults Only é um dos melhores hotéis da região. Já o Takis Apartments apresenta preços super convidativos e possui equipe acolhedora. E com uma super estrutura e a vantagem de ser all-inclusive, o Karaiba Sandy Villas – Adults Only promete uma estadia fenomenal.

roteiro mykonos
Corfu, Grécia.

9. Rodes

Por último, mas não menos bonita ou importante temos a ilha de Rodes. Ela possui rica história, paisagens naturais deslumbrantes e uma culinária como nenhuma outra!

Não faltam opções de o que fazer em Rodes. Um dos principais passeios é conhecer a antiga Acrópole de Lindos. Explore também a Cidade Velha de Rodes, maior cidade medieval da Europa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para relaxar, passe o dia na Praia de Agio Pavlos. Ela é super recomendada por não ficar tão cheia quanto outras praias da ilha. Também sobram museus em Rodes e você pode escolher alguns para explorar.

Caso deseje se hospedar na Cidade Velha de Rodes, recomendo o Nikos Takis Boutique Hotel. Seguindo um estilo medieval, o Kókkini Porta Rossa é ótimo para casais. Por outro lado, o Lindos Blu é moderno, elegante e de frente para a praia de Lindos.

roteiro santorini mykonos
Praia de Lindos em Rodes

#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem pelas ilhas gregas de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso MAPA ILHAS GREGAS

Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santorini, Mykonos e Milos, os melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis super charmosos, as melhores praias e beach clubs, os melhores museus e monumentos históricos. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!


Ilhas Gregas: dicas extras

E para finalizar, tenho ainda algumas dicas extras bem importantes para quem está montando um roteiro pelas ilhas gregas. Vamos lá:

Seguro viagem Grécia

Você sabia que para entrar na Grécia é preciso ter um seguro viagem válido? Pois é! A Grécia está dentro da zona do Tratado de Schengen. Com isso, para entrar no país o viajante deve possuir um seguro viagem com cobertura de despesas médico-hospitalares de, pelo menos, € 30 mil.

Mas, mesmo que não o fosse, o governo brasileiro recomenda fortemente que todos os cidadãos viajem para o exterior com um seguro viagem contratado. Eu também sigo essa recomendação.

E para encontrar a melhor opção de seguro viagem para a Grécia, sugiro utilizar a ferramenta de comparação do Seguros Promo. Você consegue comparar as melhores apólices e preços e ainda fecha o contrato pelo próprio site, sem grandes burocracias.

Outra super vantagem dessa ferramenta de comparação é poder parcelar o seu seguro viagem no cartão de crédito. Ah! Aproveite nosso cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto quando for fechar a compra, independente da forma de pagamento escolhida!

Chip de internet Grécia

Em meio a tantas paisagens deslumbrantes, você não vai querer deixar para postar fotos e vídeos só quando chegar no hotel à noite e nem vai querer ficar dependendo do wi-fi gratuito dos restaurantes. Então, é melhor já sair do Brasil com um chip de internet ilimitada.

Sempre que viajamos, recorremos ao chip da America Chip. Além de cobertura excelente, você pode comprar o chip convencional ou eSIM ainda em casa, receber antes de viajar e não precisar se preocupar com sinal em toda a viagem já que a internet é ilimitada.

Você pode comprar o seu chip de internet Grécia com desconto usando o cupom MALADEAVENTURAS no site America Chip. Ele te dá direito a 10% de desconto em qualquer chip, independente da forma de pagamento e da duração da sua viagem! Aproveite!


Pronto para viajar para as ilhas gregas?

Agora que você conhece mais sobre essa região da Grécia, será mais fácil montar um roteiro pelas ilhas gregas. Se ainda ficou alguma dúvida, pode deixar seu comentário aqui embaixo que tentaremos te ajudar! =)


Leia também:

Chip de internet Grécia: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?

Seguro Viagem Grécia: qual é o melhor seguro? quanto custa?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *